terça-feira, 30 de dezembro de 2014

resumindodoismilecatorze

 Janeiro Catedral de Santiago de Compustela
 Fevereiro Medina de Teuan, Marrocos

 Março na escola, Caldas da Rainha


















Abril Catedral de Barcelona
 Maio, Parque Maria Luiza,Sevilla
 Junho, De vuelta con el cuaderno, Saragoça
 Julho, Óbidos
 Agosto, Santa Cruz, Torres Vedras
Setembro, Convento da Graça, (a)riscar o Património, Torres Vedras 
 Outubro Adega Mãe, Torres Vedras
 Novembro, Mosteiro dos Jerónimos Lisboa
 Dezembro, Sevilha

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Em Sevilha a desenhar 'vinhetas' de passeio

 
Desenhar e rever os meus amigos de Sevilha é sempre um prazer. A manhã de sábado estava fria mas cheia de sol e lá fomos nós tentar cumprir o programa de Jose Maria Lerdo com alguns cafés para aquecer entre gargalhadas e desenhos. Em dois minutos enchemos a mesa de canetas, tinteiros, aparos, papéis, cadernos, aguarelas, a partilha dos desenhos, de alguma caneta nova e principalmente da amizade que nos une já há alguns anos. Começamos com muita conversa, muita gargalhada, muita troca de vivências desenhadas e das novidades, depois cai o silêncio e todos mergulhamos no desenho por algum tempo. Mas este grupo não é de grandes silêncios e há sempre um que diz um disparate e provoca mais uns momentos divertidos.



À hora marcada antes do almoço lá nos encontrámos para a fotografia de grupo .... em que nunca estivemos todos juntos e seguimos para almoçar e desenhar toda a tarde.
 
 Sevilha estava cheia de gente como eu nunca tinha visto entre a multidão surgiu uma procissão que consegui registar num apontamento rápido. A tarde continuou até ficar de noite e os desenhos continuaram.
 
 Como estamos em Dezembro a animação de rua para as crianças e as decorações de Natal são um elemento diferente na paisagem urbana.

Ao final do dia e já sem luz natural e o frio a começar resguardámo-nos num bar para prolongarmos mais um pouco o convívio.


Sempre uma alefria com Inma Serrano...


No dia seguinte e como ainda ficávamos por lá combinou-se mais uma manhã desta vez no Centro Andaluz de Arte Contemporêneo:
 Um fim de semana cheio de sol e de amigos.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O Porto tem MUITO encanto

Fui ao encontro dos  Urban Sketchers Portugal Norte no Porto e passei um dia muito agradável, muito sol, muitos lugares lindos para desenhar e a companhia de muitos participantes, tudo MUITO, resumindo um dia muito (em) cheio. A meio da manhã fui 'apanhada' por uma jornalista do Público também muito simpática e o artigo para ler está AQUI. Com não podia deixar de ser foi um dia com muitos desenhos!!!
O pequeno almoço depois de duas horas de viagem e ainda antes do inicio do encontro junto ao Mercado do Bolhão. Com um apontamento da Rua de Santa Catarina.
O primeiro desenho da Rua de Santa Catarina ainda com um céu muito cinza claro.
Um registo da Rua de Santa Catarina onde de repente um vendedor começou a assar castanhas e 'encheu-me' o desenho com muito fumo.
Descemos até à Ribeira, o Manoel  de Santiago de Compostela deu-me um selo para colar no caderno só que o selo era exatamente da cor do prédio que tínhamos ao lado e lá está ele mesmo no último andar muito integrado no desenho.
 A caminho dos Clérigos ainda parámos para um desenho muito rápido.

 











Depois de muitas linhas e muitos edifícios achei que uma mancha para representar a Torre dos Clérigos era mesmo o que me estava a apetecer.







Para acabar o dia um pequeno apontamento a lápis de cor da Rua dos Aliados  muito resumidinha.
Já ao final do dia e com apenas alguns dos participantes aqui está o final de um dia MUITO bem passado .

Oficina de desenho em Torres Vedras


Foi um prazer dinamizar esta oficina sobre o diário gráfico no dia a dia. Mais para ver em dosmeusalunos.